opinião

Poupa Tempo pode ser um grande marco para a cidade

Deni Zolin


Foto: Deise Fachin (Prefeitura de Santa Maria)

Devido a todo o trabalho que foi para montar o projeto Poupa Tempo, ele acabou não saindo do papel em 2017, como pretendiam Pozzobom e Cechin, mas agora será colocado em prática, agilizando a abertura e regularização de empresas, além da renovação de alvarás. Se ele realmente funcionar bem, como prometido, não tenho dúvidas de dizer que será um marco para a cidade e o maior feito da gestão Pozzobom para a economia de Santa Maria, pois resolverá um problema grave e antigo: a burocracia, que dificultava muito e tornava demasiadamente demorada a abertura de empresas. Isso gerava um efeito-cascata muito danoso, pois desencorajava muita gente a empreender e barrava a geração de empregos, de renda e até de impostos.

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Com o Poupa Tempo, empresas com potencial baixo e médio de incêndio poderão ser abertas em poucas semanas e já funcionar (a prefeitura promete dar o alvará em 20 dias), enquanto encaminham o resto da papelada. Até então, levava-se meses ou mais de ano para uma empresa abrir, dependendo do caso.

A burocracia excessiva é um desastre para uma cidade, mas isso muitas vezes não é percebido tão claramente. Porém, com certeza, muitas das salas comerciais vazias e das pessoas desempregadas na cidade estão assim devido à burocracia, que inclusive ajudou a agravar a crise na economia. Se não fosse tão difícil abrir uma empresa, obviamente bem mais gente estaria empregada e consumindo na cidade, e a prefeitura teria arrecadação maior para investir em serviços essenciais (saúde e educação) e até em tapa-buracos.

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Por falar no programa, ele começará a funcionar na próxima quinta-feira, dia 5 de julho, mas desde ontem já é possível agendar atendimentos por meio do Poupa Tempo. O agendamento pode ser feito através do telefone (55) 3921-7071, das 8h às 13h, ou presencialmente, no mesmo horário, na própria Superintendência de Alvarás, que temporariamente segue no primeiro andar até a inauguração da nova sede do Poupa Tempo. A partir da inauguração, a superintendência, responsável pelo programa, sairá do primeiro andar e passará a atender no térreo da prefeitura, no local onde ficava o auditório do Executivo Municipal (Venâncio Aires, 2277, térreo). Todo o espaço foi adaptado para ser referência em atendimento na prefeitura. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o objetivo dos agendamentos é para reduzir o tempo de espera, fazendo com que as pessoas sejam atendidas na hora marcada.

A opção pela marcação prévia não exclui as solicitações presenciais limitadas à capacidade de atendimento do pessoal. A Sala do Microempreendedor (MEI), informações gerais, pedidos de zoneamento e as retiradas de documentos prontos seguirão sendo atendidos de forma presencial na nova sede, no setor térreo, a partir do próximo dia 5.

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